Dicas, Mobilidade

Desvendando os Mistérios das E-bikes

Ainda nos deparamos, com dúvidas sobre o funcionamento componentes e diferenças encontradas nas bicicletas elétricas. Nosso objetivo nesse post é esclarecer a vocês, além de mostrarmos as características das nossas queridas LINCE E-bikes.

 

Antes de começarmos com a parte técnica, é válido responder a primeira pergunta, quando entramos nesse mundo das elétricas.

– Preciso pedalar uma E-bike?

Sim, a bicicleta elétrica continua sendo um produto para pedalar. É muito importante deixar claro que elas não deixaram a sua essência, mas sim tornaram mais eficientes e dinâmicas. Mesmo que as LINCE sejam equipadas com aceleradores de dedo “THUMB”, seu objetivo principal continua sendo reduzir o esforço do ciclista e não substituir os pedais.

 

– Afinal, o que é e como funciona um E-Bike?

A E-Bike ou bicicleta elétrica, se diferencia de uma bicicleta normal principalmente pela inclusão de 4 componentes:  bateria, controller, painel LCD e motor.

O fluxo se inicia na bateria, que utiliza a energia elétrica armazenada para alimentar o sistema da bike, o motor, o painel LCD e demais componentes. Para que essa energia seja entregue no sistema ela passa pelo controller, que transforma e distribuí a energia de forma adequada entre o Motor, painel, lanternas e faróis.

O motor ao receber a energia elétrica a transforma em energia mecânica que auxilia o ciclista em sua pedalada. Já o painel LCD recebe informações do sistema e indica ao ciclista diversas informações, como por exemplo: velocidade, distância percorrida, força aplicada pelo motor, acionamento dos faróis, entre outras.

– Componentes Elétricos de um E-Bike LINCE:

    • Motor elétrico
    • Bateria
    • Acelerador
    • Lanterna/Faróis
    • Painel LCD
    • Controlador (Controller ou Drive)

 

– Como funciona o motor da LINCE?

Nossas bicicletas elétricas contam com motores de última geração produzidos pela Bafang, sendo atualmente o maior fabricante de motores elétricos para bicicletas do mundo. Eles são responsáveis por gerar força mecânica, que são ativados pelo sensor de movimento instalado no pedivela, após os pedais estarem girando.

Os motores podem acionados ser acionados também de maneira direta, via o acelerador de dedo tipo “Thumb”. Esse método é indicado ao sair da inércia quando estivar parado e para um auxílio extra em terrenos mais íngremes ou em uma ultrapassagem.

– Qual potência do motor da LINCE?

O modelo LINCE Urban possuí uma potência de 350W e no caso da LINCE Enduro 500W.

 

– Baterias

Trabalhamos apenas com baterias de ion-lítio produzidas pela SAMSUNG . São as melhores e mais duradoras baterias encontradas no mercado, possuindo garantia de fábrica de 01 ano. Quanto a sua duração, o próprio fabricante, garante a entrega de performance na média em 1.000 ciclos de recarga.

– Qual a capacidade das baterias LINCE?

As baterias das bike elétricas LINCE em todos os modelos são dimensionadas para ter uma autonomia média de 50km no modo de pedal assistido, ou de 30km quando utilizando apenas o motor.

 

– E como se dá a manutenção das E-Bikes

Um bike elétrica tem uma manutenção igual a uma bicicleta normal e que pode ser feita em qualquer oficina de bicicleta, para serviços como regulagem de feios e câmbio, troca de pastilha e pneus, lubrificação, etc.

Para os componentes elétricos, acreditamos que isso da assunto para um post específico, porém em linhas gerais, recomendamos sempre evitar uma intervenção antes de consultar a equipe Lince por um meio de seus canais de atendimento. 

 

O objetivo desse post é esclarecer algumas dúvidas recorrentes que recebemos sem focar muito na parte técnica. Voltaremos em breve, com mais informações e detalhes sobre motores, baterias, componentes e manutenção.

 

Grande Abraço

Equipe Lince.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *